UEG avança 43 posições em Ranking Universitário

Nesta última segunda-feira, 8, foram divulgados os resultados do Ranking Universitário Folha (RUF) 2014.

Criada pelo jornal "Folha de S. Paulo", em 2012, o ranking avaliou 192 Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, além dos 40 cursos com maior número de ingressantes.

 

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) subiu 43 posições comparada à avaliação do ano passado. No ranking geral de 2014, a UEG ocupa o 113º lugar. O RUF avalia as universidades públicas e privadas em cinco diferentes itens: pesquisa, ensino, internacionalização, mercado e inovação.

Critérios avaliativos

O critério "pesquisa" avalia a produtividade dos pesquisadores em ambiente acadêmico, levando em consideração a quantidade de artigos publicados por cada um. Além disso, o item leva em conta os recursos captados pelos docentes em agências de fomento à pesquisa acadêmica. "Mercado" é um item avaliado com base em uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, por meio da qual foram ouvidos profissionais da área de recursos humanos, responsáveis pela contratação nas empresas.

Já "internacionalização" refere-se  à quantidade de publicações de grupos de pesquisa internacionais com citações de trabalhos produzidos na instituição, além das publicações em coautoria internacional.MelhoriasBuscando melhores formas de oferecer um ensino superior público e gratuito, a UEG tem investido no fomento do ensino, da pesquisa e da extensão, os três eixos da academia, e, consequentemente, esses avanços têm expressão nos saltos positivos que a UEG tem demonstrado em avaliações como o RUF.

A internacionalização das publicações de docentes da UEG tem sido incentivada pela reformulação do Programa Auxílio-Evento. Ele oferece ajuda de custo para docentes participarem de eventos que aconteçam no Brasil ou fora dele. Os discentes da Instituição também são contemplados, recebendo o auxílio exclusivo para a participação em eventos que ocorram em território nacional.

Paula Chagas, assessora de projetos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, explica a importância de uma ação como esta. "Todas as pró-reitorias da UEG contam com o auxílio-evento para potencializar suas respectivas áreas. O programa serve para divulgar o nome da Universidade lá fora, divulgar suas ações de ensino, pesquisa e extensão", afirma.

Outra melhoria que contribui com os eixos de ensino e pesquisa da Universidade são os investimentos em Pós-Graduação. Desde o ano passado foram criados sete novos programas de pós-graduação nível stricto sensu na UEG.Um dos focos das ações da UEG foi a realização de concursos públicos para aumentar o quadro de docentes da Universidade. Atualmente, o número de professores contratados é 270, representando um acréscimo de mais de 400% desde 2010. A UEG realizou, neste ano, concurso público para a contratação de 250 docentes, sendo 150 vagas para especialistas, 50 para mestres e outras 50 para doutores.

Guia do estudante

Outra avaliação de cursos de universidades brasileiras é organizada anualmente pela revista Guia do Estudante, da Editora Abril. Para a avaliação são convidados coordenadores e professores, que respondem a uma pesquisa de opinião sobre os cursos avaliados. A classificação acontece nas seguintes categorias: bom (três estrelas), muito bom (quatro estrelas) e excelente (cinco estrelas).Segundo o Guia do Estudante 2015, dois cursos da Universidade Estadual de Goiás foram avaliados. O Curso de Enfermagem, da UEG câmpus Ceres, que recebeu três estrelas na avaliação, assim como o curso de Cinema e Auvdiovisual, do Câmpus Laranjeiras, em Goiânia, que recebeu, também, três estrelas.

(CGCom|UEG)

Destaques

Links Importantes