Aula Magna da Pós- Graduação em Estudos Literários

O Câmpus Posse da Universidade Estadual de Goiás (UEG), realizou na noite dessa sexta-feira, 05, a Aula Magna do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Estudos Literários.

A especialização foi uma das 15 pós-graduações iniciadas no segundo semestre desse ano pela Instituição. A Aula iniciou-se às 19h30min.

O projeto foi elaborado pela Prof.ª Dr.ª Jane Adriane Gandra, docente do curso de Licenciatura em Letras, e submetido à PrP no mês de março do corrente ano, desde então o Câmpus Posse tem trabalhado no programa. Desde as inscrições até a realização da aula magna, foram diversas etapas, várias delas realizadas de forma eletrônica, com auxilio do Departamento de Informática.

A primeira turma do programa será composta por 40 ingressantes com graduação em diversas áreas. Segundo Ronaldo Silva, diretor do câmpus, a especialização é fundamental para os egressos da região que queiram continuar suas formações, e não podem, por motivos diversos, se deslocar para outras regiões do Estado. “Há uma demanda de pessoas que se formam e querem dar continuidade aos estudos. A Pós foi pensada justamente para sanar essa demanda por uma formação continuada”, observa o professor, que ainda em sua fala de abertura da Aula Magna, enfatizou os avanços conquistados pela Universidade nesses últimos anos e da importância da UEG ao auxiliar o estado de Goiás atingir o 1ª lugar no IDEB do ensino médio, uma vez que grande parte dos professores da rede púbica passou pelos bancos da Universidade Estadual de Goiás.

A aula inaugural do curso teve dois momentos, além de uma apresentação cultural feita pelo acadêmico do curso de Tecnologia em Produção de Grãos, Alexandre Chalegre: o primeiro conduzido pela Profª Hófelia Madalena Pozzobon Müller, cujo tema "O contexto atual e o desfaio de ser professor", por meio do qual a professora abordará os desafios frente às atuais configurações da prática docente - pensando-a a partir da aproximação e relação entre tempo, espaço e velocidade, a professora propõe uma diálogo que objetiva potencializar a criticidade e a motivação do profissional de educação; Após esse diálogo inicial, os participantes serão convidados ao mundo de Guimarães Rosa pela professora Jane Gandra. A palestra "O mundo reinventado das personagens (des) validas de Primeiras Estórias" foca nas particularidades da criação dos contos rosianos, cujos personagens centrais são ao mesmo tempo construídos e construtores do/no espaço.

Veja mais fotos da Aula