Projeto de extensão do Câmpus Posse leva alegria à hospital e entidades sociais

O projeto intitulado de Sorriso Solidário, é realizado por professores, alunos e pessoas da comunidade, e utiliza a Risoterapia ou Terapia do Riso para melhorar a qualidade de vida dos pacientes do hospital e também àqueles que vivem em casas de apoio.

Esta terapia é ancestral na porção oriental do Planeta, mas muito recente no Ocidente. Nos anos 60 houve o registro da recuperação de um paciente afetado por uma grave enfermidade degenerativa, o norte-americano Norman Cousin, que na época se submetia à prática da Terapia do Riso. Ao mesmo tempo o famoso Hunter ‘Patch’ Adams, que inspira no Brasil diversos grupos desta natureza, e em todas as partes influencia os adeptos desta terapêutica, inovava nos meios médicos ao levar para o interior dos hospitais e escolas o exercício do humor como método para alcançar a cura dos pacientes, com seu inesquecível nariz vermelho.

Esta história foi retratada no cinema com o filme Patch Adams - O Amor é Contagioso no ano de 1998, o longa, dirigido por Tom Shadyac foi baseado em livros e na vida de Patch Adams e Maureen Myland.

Os responsáveis pelo projeto no Câmpus Posse pretendem realizar ações em outras cidades da região, além de promover ações sociais como coleta de alimentos, brinquedos e doação de sangue.

Com esta ação, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Posse promove uma das suas funções, a realização de projetos que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas por ela assistida.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas em http://www.posse.ueg.br/ca2/index.php/extensao/  e https://www.facebook.com/sorrisosolidarioposse


Veja mais fotos

Destaques

+ Destaques