Planejamento estratégico e gestão pública foram temas do I Encontro de Diretores da UEG

O segundo dia do I Encontro de Diretores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) teve como eixo temático o planejamento estratégico e a gestão pública. A convidada para a mesa de abertura na manhã desta terça-feira, 28,  foi a Presidente do Conselho Estadual de Educação Maria Ester Galvão de Carvalho. À mesa também estiveram presentes o Reitor da universidade, professor Haroldo Reimer, e a Vice-reitora professora Valcêmia Novaes.

Maria Ester afirmou que haverá continuidade no apoio concedido à UEG pelo Conselho Estadual de Educação. A professora apontou, ainda, que “ensino, pesquisa e extensão compõem o tripé que mantém viva a Universidade” e que, portanto, o trabalho do gestor deve ser guiado para a consolidação destes aspectos.

O tema da palestra desta manhã foi “Gestão pública: possibilidades e implicações”. O palestrante, o ex-secretário de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás Giuseppe Vecci, apontou a utilização da tecnologia e do conhecimento para aumentar a produtividade e a qualidade dos trabalhos. Segundo ele, a população deve ser a maior benefiada pelos serviços públicos prestados pela universidade e, dentre as alternativas apresentadas para alcançar este objetivo, estão parcerias com a iniciativa privada por meio de concessões, de forma que sejam viabilizadas as melhorias nos serviços prestados ao cidadão.

O reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, encerrou o encontro desta manhã com apontamentos acerca das últimas conquistas da universidade e, além disso, afirmou que espera que “todos os gestores se unam e formem um time para que o plano institucional seja colocado em prática e a UEG se fortaleça”.

Durante a tarde,  o professor Ricardo Novaes Costa foi o palestrante convidado e abordou a temática “Planejamento Estratégico na Gestão Pública”. Ele apontou uma das principais ferramentas de sucesso de uma instituição: o incentivo e o reconhecimento do trabalho dos funcionários. Além disso, Ricardo defende a necessidade de estabelecer um diagnóstico sobre a realidade atual para a definição de diretrizes e metas a serem colocadas em prática.

A finalização do segundo dia de encontro se deu com a apresentação dos grupos de trabalho da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Os temas foram política e demanda de vagas da UEG, além de novas propostas para o desenvolvimento curricular da universidade.

O I Encontro de Diretores da Universidade Estadual de Goiás teve início na manhã de ontem, 27, e ocorre durante essa semana no campus da cidade de Pirenópolis. O encontro  palestras e grupos de trabalho destinados aos novos diretores eleitos e reeleitos das unidades da UEG. O intuito é discutir e traçar novas possibilidades de gestão.

(CGCom)