I Encontro de Diretores da UEG propõe novas ações

O I Encontro de Diretores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) teve início na manhã desta segunda-feira (27). O evento acontece no campus da cidade de Pirenópolis. Ao longo desta semana, os diretores eleitos e re-eleitos das unidades da UEG participarão de palestras e grupos de trabalho com o intuito de pensar novas possibilidades de gestão.

Dentre os convidados para compôr a mesa de abertura do encontro, estiveram internos da UEG, além da Gerente de Educação Superior, Sônia Galvão, que representava o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás Mauro Faiad e a professora Maria Zaíra Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg). As duas convidadas ressaltaram a importância social que a presença da UEG exerce nas regiões do estado com as unidades que abrangem cidades interioranas.

O reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, também esteve presente no evento e sua fala de abertura enfatizou a necessidade da convergência de ideias durante este encontro. “Esta semana deve ser rica de diálogos, com o objetivo de criar ações que dêem coesão e fortaleçam a universidade”, afirma.

O encontro desta manhã teve como tema “Universidade: espaço de contradições e construção” e contou com a palestra da ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Brandão. A professora fez uma abordagem sócio-cultural da situação das universidades brasileiras e apontou a necessidade de um trabalho de gestão que esteja conectado com a sociedade. Segundo a Célia, “a gestão se insere em um processo histórico de construção, fortalecido pelo planejamento, desde que ele seja uma proposta coletiva e não individual”.

Durante a tarde deste primeiro dia do Encontro, foram formados grupos de trabalho. Ao final do dia, cada grupo apresentou propostas de ações com bases nas discussões  para o fortalecimento da instituição.
(CGCom)