II Feira de Matemática recebe mais de 600 alunos de escolas de Posse e região

Dia 16, aconteceu a abertura da VII  Semana Acadêmica da Matemática, oportunidade em  que  alunos e professores participaram de uma palestra sobre Modelagem Matemática, ministrada pelo Prof. do IFGoiano, Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves.

Alunos de todos os períodos assistem palestra do Prof. Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves

A II Feira Matemática Inserida, dentre as atividades da VII Semana Acadêmica do curso e prevista na programação do Projeto de Extensão do Curso de Matemática "Ampliação e qualificação do laboratório de Matemática", realizou-se    tendo entre outros os objetivos e "estimular o processo cognitivo  dos alunos potencializando o saber matemático de forma criativa e contextualizada  e incentivar, divulgar, e socializar as experiências, pesquisas e aprendizagens  matemáticas produzidas  promovendo assim o intercâmbio e a integração Universidade – comunidade local/regional".

Apresentação dos acadêmicos na II Feira de Matemática

Para  realização da Feira as turmas de alunos, orientados pelos professores,  buscaram produzir trabalhos matemáticos  os quais articulassem de forma criativa teoria e prática a partir dos temas propostos

• 1º Ano   História da matemática e História da álgebra
  • 2º Ano – Matemática, música e arte
  • 3º Ano – Matemática e Tecnologias
  • 4º Ano:   Jogos e Brincadeiras Matemáticas

Destaque especial, neste ano letivo,  foi o fato da Feira ser aberta à comunidade externa e, com isso,  contou com a participação de 07 escolas, com a visitação de  mais de 600 pessoas – evidenciando assim o expressivo acolhimento da comunidade local e regional para eventos desta natureza.

Coordenação  do curso  de   matemática  e do projeto  de extensão, bem como demais professores do curso, avaliam o evento como muito produtivo pois compreendem que o mesmo pode se constituir em importante espaço para ampliar e qualificar o “olhar da comunidade  educativa” sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemática e também, o estreitamento dos laços de parceria entre a universidade e sua comunidade.

Registra-se aqui o agradecimento a todos que colaboraram para que essa atividade   alcançasse o êxito obtido, de modo particular aos alunos do Curso de Matemática, os grandes protagonistas da II Feira - que atuaram  com empenho, dedicação e entusiasmo.

A  semente foi lançada...  esperamos que possa germinar.

"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores, se não houver flores, valeu a sombra das folhas, se não houver folhas, valeu a intenção da semente." Henfil

(Prof.  Paulo Ferreira de Souza | Coordenação Curso de Matemática)

(Prof.ª  Hofélia P. Müller | Coordenação Projeto de Extensão)