CsU aprova nova estrutura curricular para os cursos de graduação da UEG

Na 84ª sessão plenária do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU |UEG), reunida nos dias 7 e 8 de agosto, ocorreu a aprovação do Regulamento das Diretrizes Básicas das Matrizes Curriculares de seus cursos e o início das discussões sobre o Regimento Geral da Instituição. Esses foram os principais pontos de pauta.

Antes das discussões sobre os temas, o reitor da UEG e presidente da sessão, professor Haroldo Reimer, e os Pró-Reitores da UEG, Maria Olinda Barreto (Graduação), Ivano Devilla (Pesquisa e Pós-Graduação) e Marcos Torres (Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis) iniciaram os trabalhos do pleno com informes sobre as atividades desenvolvidas pela administração central.

Com relação à chamada de professoras e professores aprovados no último concurso para efetivos da Instituição, a previsão é que ela ocorra no mês de novembro, com início de atividades no primeiro semestre de 2015. “Esse prazo tem o objetivo de evitar eventuais substituições e faltas de professores no começo do ano letivo”, ressaltou o reitor.

Haroldo Reimer também confirmou o concurso para preenchimento de 500 vagas para técnicos-administrativos, com edital a ser lançado em setembro pela Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado (Segplan).

Universidades Públicas do Estado em diálogo

O diálogo empreendido entre as quatro Instituições públicas de Ensino Superior (IES) que atuam em terra goiana –  UEG, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal Goiano (IF-Goiano) –  permeou a primeira parte do CsU. O presidente da sessão reiterou o quão frutífera, para a educação superior estadual, é essa interação entre elas.

Os primeiros resultados do diálogo entre as IES serão apresentados no próximo dia 27 de agosto, na UEG Câmpus Aparecida de Goiânia. À ocasião, as quatro instituições de ensino lançarão uma campanha interinstitucional com o intuito de fomentar o acesso de estudantes de escolas públicas a um Ensino Superior que também seja público e gratuito. A ideia é tornar acessíveis informações acerca da gratuidade, das formas de ingresso, dos programa de cotas e das ações de permanência. Com a pulverização dessas informações, estima-se mostrar que a Universidade pública é atrativa, e um desejo  possível,  a alunas e alunos de Ensino Médio da rede estadual.

A campanha foi pensada para desmistificar o acesso à Universidade no Brasil, vez que foi feita uma leitura de dados que apontou para uma baixa adesão dos estudantes da rede pública nos últimos vestibulares dessas instituições. Também será assinado, neste dia 27, um termo de compromisso entre as IES para garantir a mobilidade acadêmica entre as instituições.

A pró-reitora de Graduação (PrG), Maria Olinda Barreto, informou também acerca das conversas junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE) sobre os rumos na formação docente estadual. Segundo a professora, em Goiás a procura por cursos de licenciatura e de educação apresenta declínio.  O desdobramento deste fato é a baixa densidade de profissionais docentes em determinadas áreas de ensino.

"Descrédito na profissão e falta de estímulo de jovens para seguir uma carreira docente são problemáticas que precisam ser enfrentadas. Precisamos discutir a qualidade dessa formação e os mecanismos para valorização da carreira", observou Maria Olinda.

O Comitê de Ética de Acompanhamento de Pesquisas com Animais foi o ponto ressaltado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ivano Devilla. Inicia-se, neste mês, o levantamento das pesquisas e atividades desenvolvidas na UEG que fazem uso de animais. Segundo o cronograma apresentado pelo pró-reitor,  em setembro serão lançadas as regras para submissão de projetos que utilizem animais em seus experimentos. Em outubro, iniciam-se os trabalhos de acompanhamento dessas pesquisas pelo comitê.

Cultura e Jogos Universitários

O professor Marcos Torres, pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, deu informes sobre o Festival de Cultura a ser realizado em abril de 2015. De acordo com ele, em outubro se iniciam mostras audiovisuais  itinerantes, em todos os câmpus, para aquecimento antes do festival.

O sistema de bolsas da Universidade mereceu breve discussões. Um debate foi levantado pelo professor Marcelo Moreira, diretor do câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas em Anápolis, acerca das bolsas que estão próximas ao encerramento. Marcos Torres garantiu que as atividades programadas até o fim do ano, e que dependem de bolsistas, não serão afetadas. Segundo ele, já há em andamento um estudo na PrE para aperfeiçoar o sistema.

Em setembro há previsão para o início dos Jogos Universitários da UEG. As disputas regionais ocorrerão em outubro. Já as rodadas finais estão programadas para novembro e ocorrerão entre os dias 12 e 16.

Estrutura Curricular

"O foco é na autonomia dos alunos". Essa foi a ideia norteadora do Regulamento das Diretrizes Básicas para a Estrutura Curricular dos Cursos de Graduação da UEG. Aprovada na Câmara Técnica de Graduação e no Conselho Acadêmico (CsA), a Resolução nº 52 de 2014, versa sobre as nova configuração dos currículos dos cursos de graduação da UEG.

As novas diretrizes flexionam o currículo para que os discentes tenham a possibilidade de adequá-lo às suas perspectivas enquanto futuros profissionais em suas áreas. As novas regras preveem:

- disciplinas no regime de créditos e no sistema semestral;

- entradas semestrais ou anuais;

- desenvolvimento de atividades de segunda-feira à sábado;

- possibilidade para oferecimento de disciplinas na modalidade semipresencial, nos termos da Portaria nº 4059 de 2004, do Ministério da Educação (MEC), que estabelece o percentual de 20% de carga horária total do curso nesta modalidade;

- e divisão da matriz curricular em quatro núcleos de disciplinas: “comum”, “de modalidade”, “específico” e “livre”, sendo esses últimos compostos por disciplinas de escolha dos discentes, que poderão ser cursadas na UEG ou em instituições prioritariamente públicas.

Para mais informações sobre o processo de implantação das novas diretrizes curriculares veja reportagem de Alisson Caetano na página 3 do Jornal UEG

Regimento Interno

Nesta sessão do Conselho, foi colocada em discussão a nova proposta de Regimento interno da UEG. Por ser uma matéria longa, a discussão não foi esgotada e continuará na ordem da próxima sessão do pleno a ser realizada no dia 02 de setembro.

(CGCom|UEG)

Destaques

Links Importantes