Novo servidor garante agilidade ao sistema de informação da UEG

O sistema de dados e informações da Universidade Estadual de Goiás (UEG) passa por importantes mudanças em sua estrutura.

O atual sistema da Instituição será substituído, até o meio do ano, por um equipamento mais moderno, que garante ainda mais agilidade no processamento e espaço para memória de dados, o que torna mais eficiente os trabalhos na área de Tecnologia da Informação (TI) na UEG.

Ao custo de R$ 1.199.300, o novo servidor tem como particularidade a possibilidade de incremento de suas funções apenas com a adição de novos módulos, o que torna dispensável a compra de equipamentos completos para o atendimento de demandas específicas.

Os recursos para a aquisição do novo equipamento, frutos do convênio nº 780595/2012, cujo valor total ultrapassa R$ 1,6 milhão, são oriundos de uma parceria firmada pela UEG com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e viabilizados pelo então senador Cyro Miranda Gifford Júnior.

Além do atendimento às necessidades técnicas dos sistemas de TI da UEG, o novo servidor será utilizado para auxiliar grupos de pesquisas da Instituição que utilizam plataformas de execução de cálculos em grande escala, como no caso do Grupo de Química Teórica e Estrutura, do Câmpus Henrique Santillo, o primeiro a utilizar o novo sistema.

Segundo o professor Ivano Devilla, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, a aquisição coloca a UEG em uma posição de destaque no cenário das pesquisas em Química Teórica e de modelagens matemáticas que envolvem cálculos de alta complexidade.

"O novo sistema posiciona a UEG como uma universidade com capacidade instalada para alavancar pesquisas em Química Teórica e áreas que envolvam modelos matemáticos, pois possibilita a resolução de problemas de alta complexidade com maior velocidade, mais precisão e assim garante pesquisas de alto desempenho", aponta.

Conhecida como Blade, a nova plataforma trará significativos avanços à área de TI da UEG a custos mais baixos. A idealização e execução do projeto foi um trabalho conjunto entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Gerência de Convênios e Gerência de Inovação Tecnológica da UEG.

Outras aquisições

Com o montante, a UEG também incorporou outros equipamentos ao seu patrimônio. Foram adquiridos importantes equipamentos laboratoriais, além de veículos que se somam a frota própria da Instituição: uma van furgão, uma van de 16 lugares, um micro-ônibus e um trator agrícola, que irão auxilar no transporte e nas atividades diárias nos câmpus e nos projetos de pesquisa e pós-graduação Stricto Sensu.

(Fernando Matos | CeCom|UEG)