Alunos do Curso de matemática participam do 5º Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm5

O  CBEm5 ocorreu em Goiânia,de 11 a 14/09 ,  nas dependências do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No dia 11, o programação iniciou com uma palestra  que discutiu a temática  Etnomatemática, Encontro de Saberes e uma Nova Universidade com o palestrantes    Dr. Ubiratan D'Ambrosio (UNICAMP) que contou ainda com a participação dos Drs . José Jorge de Carvalho (UnB) e  . Naomar Almeida Filho (UFSB)

Durante os dias do evento alunos, acompanhados pelas professoras Devaneide Barbosa de Souza e Hofélia Madalena Pozzobon( que participou da Comissão de Promoção e Divulgação do evento) participaram de Mesas Redondas e GTs (Grupos de Trabalhos) Oficinas e apresentação de Pôsteres, atividades que oportunizaram amplas e  profícuas reflexões sobre a Etnomatemática nas práticas pedagógicas..

O Curso de Matemática do Campus Posse/Go, apresentou durante o evento, na modalidade de exposição de pôster, o  projeto de pesquisa desenvolvido em TC /2016, denominado APRENDIZAGEM MATEMÁTICA RURAL E ETNOMATEMÁTICA: Novos entendimentos, outros significados de autoria da aluna Deyse Gomes da Fonseca, acompanhada pela professora Hofélia P. Muller


Este  projeto de pesquisa insere-se na proposta de realização de um trabalho investigativo do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG-Câmpus Posse/GO e tem como propósito, investigar os saberes matemáticos advindos do ambiente familiar/social, da zona rural e suas implicações na aprendizagem matemática no contexto escolar. O método utilizado tem pressupostos básicos da pesquisa qualitativa e está estruturado a partir de estudos bibliográficos e empíricos. Entrevistas, e aplicação de atividades matemáticas com resolução de problemas relacionados à geometria plana, constituem-se instrumentos de coleta de dados, para posterior análise. Os referenciais teóricos advém do campo da etnomatemática. Espera-se compreender como o saber matemático trabalhado na escola é integrado às situações presentes no cotidiano dos alunos da zona rural e a possível identificação de aspectos que possam contribuir para o sucesso escolar dos alunos provenientes da zona rural.

(Prof.ª Hofélia Madalena Muller Pozzobom | Docente do Curso de Licenciatura em Matemática)