Estão abertas as inscrições para as bolsas Stricto Sensu

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por intermédio de sua Central de Bolsas, abre as inscrições aos interessados em solicitar bolsas de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de mestrado.

Podem participar do processo de seleção estudantes e pesquisadores que estejam regularmente matriculados em programas de mestrado da UEG. O prazo para que os alunos se inscrevam é de hoje, 20 de março, ao dia 6 de abril.

O fomento, no valor de R$ 1.500, visa garantir condições adequadas, àqueles discentes que obtiveram melhor desempenho no processo seletivo de seus Programas de Pós-Graduação, para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa. O intento é viabilizar economicamente a manutenção, em tempo integral, desses estudantes, com a estimativa de formar recursos humanos de alto nível em pesquisa.

Conforme prevê o edital, que pode ser acessado aqui, serão oferecidas nesta chamada 40 bolsas, que atenderão a todos os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na Universidade.

A distribuição dos auxílios foi assim prevista:  1 vaga para o Mestrado em Ciências Moleculares; 7 para o Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologias; 6 para o Mestrado em Produção Vegetal; 10 para o mestrado em Recursos Naturais do Cerrado; 9 para o de Territórios e Expressões Culturais do Cerrado; 5 para o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências; 1 para o programa em Ciências Aplicadas a Produtos da Saúde; e, por fim, 1 oportunidade de auxílio para a pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sociedade.

O quantitativo e o valor dos fomentos foi definido em Resolução CsU 074/2014.

Trâmites

Para se inscrever, os candidatos devem se dirigir à coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) de seu interesse. Cada Programa, por meio de sua Comissão de Bolsas, será responsável pela seleção dos discentes a partir de critérios específicos definidos conforme normas estabelecidas pelo próprio PPGSS.

A seleção dos candidatos ocorrerá entre os dias 7 e 10 de abril.  No dia 14 deste mesmo mês ocorrerá a divulgação do resultado preliminar. Após período para a interposição de recursos, os  mestrandos da UEG poderão saber do resultado final no dia 28 de abril.

Após a concessão do benefício, vale dizer que o estudante-pesquisador que foi beneficiado deve cumprir os  requisitos  previstos em edital, como o cumprimento de um plano de atividades e a apresentação sistemática de relatórios.

Exige-se ainda cumprimento de carga horária integral e exclusiva ( 40 horas semanais) por parte do discente. Os pós-graduandos que possuírem vínculo funcional com a rede pública de ensino podem ser contemplados pela bolsa, sem solicitação de licença. Todavia, eles têm de cumprir, no mínimo, 30 horas em atividades no programa em que estão matriculados.

(CGCom| UEG)