Semana de Matemática é concluída com grande êxito

A Semana Acadêmica  da Matemática realizada de 10 à 12/09 – UEG – Campus-Posse/GO, teve seu encerramento com a realização da I Feira de Matemática – avaliada como evento de expressivo sucesso.

Com o Tema, Matemática e Educação Financeiras – perspectivas atuais na construção da cidadania, cujo  objetivo principal  foi  "oportunizar  reflexões profícuas quanto a importância da matemática para promover  uma  educação financeira  focada no desenvolvimento  da cidadania" desenvolveu-se de maneira bastante produtiva.

Palestra

A Palestra do Prof.º Márcio  Lemes de Sousa da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), dia 10/09 marcou a abertura da semana, com a palestra sobre   Matemática Financeira Básica, a qual   destacou-se pela perspectiva da matemática aplicada ao cotidiano da  vida, especialmente nas questão que envolvem créditos e débitos.

Oficinas e minicursos

No dia 11/09, todos os alunos do Curso de Matemática, participaram das diferentes oficinas matemática, coordenadas por  professores do curso.  As oficinas,  sintonizadas com o tema  central da semana, ofereceram   oportunidade para a reflexão e operacionalização de idéias recorrentes aos temas:  Operando a Calculadora Científica e a Calculadora Financeira ; Finanças Pessoais: uma educação necessária; Linhas de Créditos:  o mundo capitalismo, o consumismo  e as armadilhas do crédito fácil  e Investimentos:  aplicar  melhor o seu dinheiro: condição básica para  investir na qualidade de vida.

I Feira de Matemática

O dia 12/09, por sua vez, abriu espaços  para a realização da I Feira Matemática – Campus/Posse.  A  Feira  identificou-se  como processo educativo científico-cultural e teve  o intuito  de oportunizar à comunidade acadêmica do Curso de Matemática espaços para construção/reelaboração do conhecimento matemático através da pesquisa e do intercâmbio de experimentos pedagógicos; constituiu-se assim,  como evento favorável   para vivências que promovem  a inovação e a integração entre teoria e prática.

Destaca-se aqui a relevância da I Feira de Matemática através da produção e socialização de importantes trabalhos, dentre os quais destacamos: Teodolito- instrumento de precisão óptico que mensura ângulos  verticais e horizontais;  a  estatística a favor da sustentabilidade -  demonstração da produção de energia através das fontes eólicas e hídricas – matemática  aplicada, consumo economia e  meio ambiente; Caixa de Ferramentas matemáticas

Tabagismo e expectativa de vida: a estatística à favor da vida saudável..... Jogos Matemáticos/Banco Imobiliário  produzidos em libras - adaptados para deficientes auditivos, ou seja o ensino da matemática e a preocupação com a inclusão dos portadores de necessidades especiais;

Durante a Feira, a banca composta por 10  professores do Curso de Matemática,  avaliaram os trabalhos e os seguintes resultados foram apurados:

1° Lugar: Tabagismo

Alunos do 3º  ano:  Demontração sobre a  Estatística e a Expectativa de vida de fumantes
Professores Orientadores:  Hofélia e Reilson

2° Lugar: Trigonomaquete

Alunos do 4º ano: Trigonomaquete – Ferramenta matemática para entender a  trigonometria  em situações cotidianas
Professores Orientadores:  Daniel e Devaneide

3º Lugar: Volei  X Matemática

Alunos do 1º ano: Vários conteúdos  podem ser trabalhados a partir da  maquete: soma dos ângulos, ângulos complementares e suplementares, teorema de Pitágoras, teorema de talles, Vértices, Área, Perímetro,  entre outros
Professores Orientadores: Mário  e Deise

Registra-se aqui que a Feira de  Matemática fez parte das atividades propostas pelo programa de extensão universitária do LEM - Laboratório de  Ensino da Matemática e que todas as produções dos alunos ficarão expostas e à disposição da comunidade acadêmica como também externa, no LEM Campus/Posse. Temos convicção que todos os trabalhos demonstraram princípios básicos da proposta do Curso de Matemática, como pesquisa, práxis, inovação, compreensão e contextualização dos  conhecimentos matemáticos. Assim acreditamos que os mesmos contribuirão de forma significativa para avançarmos na formação docente e, consequentemente, na qualidade do ensino e aprendizagem da matemática.

Parabéns aos alunos, professores e coordenador do Curso de Matemática. Eventos dessa natureza  marcam  a UEG- Campus/Posse, como instituição  capaz de responder competentemente ao tripé indissociável de uma instituição universitária: ensino, pesquisa e extensão.

Veja todas as fotos

Texto: Prof.ª Ms. Hofélia Madelena