Prefeito participa de inauguração de laboratórios equipados por Fundação Municipal no Câmpus Posse

Na noite desta terça-feira (22/10), o Câmpus Posse recebeu o prefeito Wilton Barbosa de Andrade para inauguração de laboratórios, que na ocasião fez sua prestação de contas quadrimestral para a comunidade universitária, durante a audiência pública, participaram também o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Diego Ferreira Jr. e secretários municipais.

O prof. Ronaldo enfatizou que o ambiente universitário é um espaço de transparência e liberdade, valores fundamentais da democracia, e por essa razão a participação do município no cotidiano da Universidade se faz importante e necessária.

Um dos principais pontos da audiência foi o anúncio por parte do presidente da câmara e do prefeito, da doação de uma área de aproximadamente 6.000 m2 (seis mil metros quadrados), pertencente ao Município, localizada em frente ao Câmpus, para a UEG. O terreno está avaliado em 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) e será incorporado à UEG no próximo mês por meio de votação do projeto de lei nas sessões ordinárias da Câmara. Dois projetos já estão prontos e podem ser construídos na área, um bloco de laboratórios e um auditório.

Apresentação de projeto de pesquisa

Na ocasião, momento em que representantes políticos municipais faziam-se presentes, também foi apresentado um estudo científica realizado sobre a escassez hídrica em uma comunidade quilombola do município, a estudante Camila do 8º período do curso de Matemática, sob a orientação da prof. MSc. Hofelia Madalena Muller Pozzobom, expôs possíveis soluções para enfrentamento de um grave problema vivenciado por cerca de 80 famílias residentes no quilombo denominado Baco Pari.

Inauguração de Laboratórios

O Câmpus Posse tem intensificado a busca por parcerias público privadas (PPP), como resultado deste trabalho está a criação da Fundação Educacional de Apoio à Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Posse (FAUEG-POSSE) em 2015, busca por emendas parlamentares e cooperação com empresas privadas.

Na noite desta terça-feira (22/10), foi feita a inauguração de dois laboratórios (Fitotecnia e Microscopia) que foram equipados e reorganizados com recursos da FAUEG-POSSE, foram investidos aproximadamente R$ 100.000,00 (cem mil reais) em compras de equipamentos e mobiliário, além de mais R$ 22.000,00 (vinte e dois mil) para aquisição de livros. Esse recurso foi oriundo de termo de cooperação entre a Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, FAUEG-POSSE e UEG para implantação do curso de Agronomia. Além disso a FAUEG, conforme prevê sua lei de criação, recebe um 2% do valor excedente do ICMS calculado pela média dos últimos 3 anos. Com a crise financeira e política vivenciada pela UEG, esses recursos são fundamentais para manutenção e melhoria das atividades finalísticas.

Confira mais fotos aqui