Fórum de educação propõe um conjunto de ações integradas no Nordeste Goiano

Ocorrido nesta sexta-feira (13/09), o Fórum de Educação do Nordeste Goiano: Perspectivas para o ensino, pesquisa, extensão e inovação, promovido pela UEG Campus Posse, IF Goiano Campus Posse e Uniasselvi, discutiu o desenvolvimento regional por meio da participação efetiva das instituições de ensino presentes na região.

As 3 palestras ministradas, englobando ensino (Prof, MSc. Bernardo Kbabben - Diretor da Uniasselvi), extensão (Prof. Dr. Fábio Santiago Santa Cruz – Docente da UEG Campus Formosa) e pesquisa e inovação (Dr. Marcos Fernando Arriel – Diretor Científico da FAPEG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), expuseram um cenário de possibilidades, além dos impactos das ações implementadas nos 4 eixos temáticos no que tange ao desenvolvimento de pessoas e desta forma a promoção do desenvolvimento regional. Um dos pontos de maior interesse do público, composto por, além da comunidade acadêmica das instituições promotoras, também secretarias municipal e estadual de educação, foi o financiamento de projetos regionais pela FAPEG, o diretor Prof. Dr. Marcos informou que já existem ações específicas para o nordeste goiano, mas que a adesão é muito baixa, porém reafirmou o compromisso de ampliar os editais voltados à região, que é ainda uma das menos desenvolvida do Estado. O prof. Ronaldo propôs à FAPEG que estude algum mecanismo para fixação de mestres e doutores em regiões mais distantes, como é o caso dos municípios do nordeste goiano.

A segunda parte do evento, ocorrida no período vespertino, foi aberta para discussão coletiva do público envolvendo os 4 eixos, dentre propostas foram apontadas a criação de ações extensionistas itinerantes, de forma que contemplem as comunidades de outras cidades, mecanismos que aproximem a comunidade local das IES, elaboração de APCN (Avaliação de Propostas de Cursos Novos) interinstitucional congregando os docentes das instituições públicas, pesquisa aplicada as necessidades regionais, cursos que contemplem a educação de jovens e adultos, dentre outras.

Todas as propostas comporão um caderno final que será enviado as instâncias superiores das instituições participantes.

Foi criado também um Grupo de Acompanhamento Permanente (GAP) para monitoramento e acompanhamento das propostas apresentadas.

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