Nota à comunidade sobre a reestruturação da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Conforme amplamente divulgado para a comunidade universitária do Câmpus Posse, o Conselho Universitário (CsU) em sua 111ª Sessão Plenária, deliberaria sobre uma proposta de reorganização institucional (veja aqui), a qual poderia ensejar no possível fechamento de 15 campus, sendo que na região nordeste, seriam afetados o Câmpus Campos Belos e os cursos de Letras e Matemática do Câmpus Posse.

Por não concordar com a metodologia e aplicação dos critérios estabelecidos para a reorganização, um grupo de conselheiros esforçou-se para que a proposta fosse encaminhada da seguinte forma:

a) a proposta de "redesenho" pautada no Relatório da Comissão Especial de Redesenho, Processo SEI nº 201900020007681, que previa a rediscussão para possível fechamento de fosse retirada de pauta.

b) apresentação de uma proposta alternativa redigida pelos conselheiros de Campos Belos e assinada por vários outros diretores da UEG, com o estabelecimento de prazos para realização de uma reestruturação que abarque os aspectos quantitativos e qualitativos e a relevância social da Universidade, dessa forma contemplando outros critérios como: (i) visitas in loco em cada câmpus para conhecer sua realidade; (ii) análise de projetos de extensão, pesquisa e outros; e (iii) audiências públicas nas regiões de Goiás a fim de prover a escuta da população de forma democrática e participativa, conforme Processo SEI nº 201900020008239.

Após ampla discussão, o encaminhamento foi feito conforme proposto e aceito pela maioria dos conselheiros, obtendo aprovação do CsU.

Cabe agora aos campi fazer uma nova proposta, com base nos dados e critérios utilizados pela comissão anterior, além de outros, e encaminhar à reitoria para prosseguimento das demais etapas conforme destacadas na Resolução CsU n. 944, de 16 de maio de 2019. Os dados serão sintetizados pela comissão central, também criada na resolução precitada.

O Câmpus Posse já iniciou os trabalhos e criou uma comissão local para fazer um amplo estudo regional, considerando a Universidade como um todo e as especificidades locais.

Continuamos a contar com o apoio de toda a sociedade a das autoridades, não somente para a permanência de nossa UEG na região, contudo também para o fortalecimento e ampliação do Câmpus e seus projetos.

Ronaldo Ferreira da Silva

Diretor de Câmpus