Projeto de professores e alunos é destaque em evento de Tecnologia da Informação em Paranavaí-PR

A Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse, teve uma expressiva participação na IV Semana da Tecnologia da Informação do IFPR (IV -SETIF), um dos principais eventos realizado anualmente pelo IFPR Câmpus Paranavaí-PR.

A abertura do evento, a convite dos organizadores, foi realizada pelo Prof. Dr. Roberto Oliveira da UEG - Câmpus Posse, o qual ministrou a palestra "To collaborate or not to collaborate? Identifying code smells in information systems", reportando as experiências adquiridas na área de Engenharia de Software Experimental, especificamente na identificação de Anomalias de Código. Esse tema é de suma importância uma vez que as anomalias de código levam à degradação da qualidade estrutural do software, o que poderá torná-lo difícil de ser mantido e evoluído pelos desenvolvedores.

A UEG - Câmpus Posse recebeu o prêmio de 1º Lugar na modalidade de resumos com o trabalho "Elevando a Qualidade Estrutural do Software A Partir da Melhoria das Habilidades e Aptidões de Desenvolvedores de Sistemas de Software", de autoria de Paulo Brandão discente do 1º período do curso de Sistemas de Informação, baseado no projeto de pesquisa do Prof. Roberto. No evento também foi apresentado o trabalho: "Uma Investigação Sobre a Adoção de Sistemas de Software Inclusivos Nas Escolas do Nordeste Goiano" de autoria Cristiane Xavier discente do 6º período do curso de Sistemas de Informação, baseado no projeto de extensão da Prof.ª Cíntia Souza.

Ambos os trabalhos são frutos do esforço e dedicação do Núcleo de Estudos em Engenharia de Software (NEES) coordenado pelo Prof. Roberto Oliveira e os membros Prof.ª Cíntia Souza (UEG-Posse) e Prof. José Júnior (UEG-Posse), Prof. Danyllo Wagner (UniNassau - Campina Grande), Prof. William Oizumi (IFPR-Paranavaí) e Doutorando e Pesquisador Eduardo Fernandes (PUC-RIO).Por fim, a organização do evento convidou os professores Cíntia Souza (UEG-Posse) e Roberto Oliveira (UEG-Posse), para compor a comissão externa avaliadora na modalidade trabalhos completos submetidos para IV SETIF. Este convite foi realizado devido a atuação destacada de ambos na área de Engenharia de Software, tema principal do evento neste ano.

(Texto | Prof. Dr. Roberto Felício de Oliveira com informações do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí)