Novo Regimento Geral da UEG é publicado

Na última quarta-feira, 28, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) publicou o novo Regimento Geral da Instituição, aprovado na Resolução nº 75, de 09 de dezembro do ano passado. A resolução entra em vigor em 2015.

Com o objetivo de reformular o Regimento Geral, uma comissão especial foi criada, no segundo semestre de 2012, para dar início ao processo de elaboração do texto do documento. Ao longo de 2013, as diretrizes que compõem o Regimento foram incorporadas às pautas das sessões plenárias mensais do Conselho Universitário (CsU) da Universidade.

Em 2014, após discussões acerca das alterações e adequações, a primeira versão do documento foi enviada aos câmpus para consulta da comunidade acadêmica. As considerações feitas pelas congregações dos câmpus foram inseridas na versão final do documento para votação no CsU.

O Regimento Geral da UEG se refere à organização e ao funcionamento da Universidade quanto às suas atividades acadêmicas e às relações entre os órgãos da Administração Central e dos 42 câmpus.

Principais reformulações

Com o novo documento, as Unidades Universitárias passam a receber a denominação oficial de câmpus, seguida do nome da cidade-sede ou de algum nome aprovado pela Congregação do câmpus e homologado pelo CsU. Como exemplo, a antiga Unidade Universitária de Inhumas passa a ser oficialmente denominada de câmpus Inhumas.

Quanto à escolha do(a) reitor(a) a ocupar o cargo na Instituição, fica regulamentado o processo eletivo direto com votação secreta da comunidade acadêmica. Como previsto pelo novo Regimento Geral, as(os) candidatas(os) devem, necessariamente, fazer parte do quadro efetivo da UEG em regime de tempo integral e possuir titulação mínima de doutorado.

Para acessar o documento completo com todas as diretrizes, clique aqui.

(CGCom|UEG)