Como é o investimento em ensino superior em outros estados?

Dados apontam que o Estado de Goiás é um dos que menos investe em ensino superior.

Os gráficos abaixo mostram que outros estados investem boa parte do seu orçamento na formação profissional com qualidade, com isso esses estados possuem inovação e tecnologia que auxiliam nos processos de diversos setores garantido crescimento. Confira os gráficos abaixo.

Figura 1 – Orçamento das universidades estaduais do Paraná

O Estado do Paraná investe 4% do seu orçamento para manter as 7 universidades públicas estaduais, dessas 7,  3 delas são multicampi, portanto no mesmo formato da UEG.

Figura 2 – Orçamento das universidades estaduais da Bahia

O Estado da Bahia, que possui um PIB e orçamento próximo ao do Estado de Goiás, investe 3% do seu orçamento nas universidades estaduais.

Figura 3 – Comparativo dos investimentos em ensino superior

O gráfico mostra o quanto o Estado de Goiás investe pouco no ensino superior. Nesse cenário apareceu o Estado de Mato Grosso que possui também apenas 1 universidade estadual, que é multicampi, ms com um orçamento bem superior.

Figura 4 – Comparativo de aplicação do orçamento no ensino superior

Mesmo a Constituição Estadual de Goiás em seu Art. 158 determinando a aplicação de 2% na UEG, após aplicação da DRE – Desvinculação de Receita do Estado, o valor que é aplicado na instituição não chega a esse percentual. Ressalta que os dados são oriundos da Lei Orçamentária Anual.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *