Fundo de Desenvolvimento Regional para promoção das microrregiões menos desenvolvidas

Os Fundos Constitucionais de Desenvolvimento, operacionalizados pelas Superintendências de Desenvolvimento, estão entre os principais instrumentos de promoção do desenvolvimento regional no Brasil, dentre eles estão Fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), do Nordeste (FDNE) e do Centro-Oeste (FDCO). No entanto quando fazemos uma análise das microrregiões ou regiões de planejamento do Estado, em especial Goiás, há ainda disparidades que precisam de políticas mais equitativas.

O desenvolvimento das microrregiões apresentam grandes diferenças, conforme locais onde estão, pois dependem de diversos fatores sociais, culturais, ambientais, dentre outros, por exemplo, no Estado de Goiás, as regiões norte e nordeste são as com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado (veja o melhores e piores IDHs). Uma alternativa para corrigir essas assimetrias é a criação de fundos de desenvolvimento de microrregiões, com foco nas potencialidades e deficiências de cada uma delas.

Já existem exemplos desses fundos, como por exemplo, Fundo de Desenvolvimento Econômico do Sul do Estado do Espírito Santo (Fundesul), com a finalidade de subsidiar o setor empresarial.

Nós consideramos uma possibilidade para o desenvolvimento da região nordeste goiano, a criação de um fundo baseado no modelo público-privado, para, além de fomentar o crédito, também apoiar a pesquisa científica e inovação tecnológica. Por exemplo, o nordeste do Estado apresenta características hídricas adversas, e desta forma é necessário implantar um programa de melhoramento genético de culturas com adaptabilidade para a região, isso deve ser feito pelas instituições de ensino.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *