A pesquisa científica como um caminho possível para o desenvolvimento social e econômico

No Brasil, em todos os âmbitos, há atualmente uma discussão sobre a importância e qualidade das pesquisas desenvolvidas. Sabe-se que as grandes potências mundiais investiram muito em educação e pesquisa. Nesse contexto as instituições brasileiras, principalmente as universidades, têm desenvolvido pesquisas de excelência, as quais são reconhecidas por toda a comunidade científica mundial, no entanto, os cortes de verbas direcionadas para estes fins têm sido constantes.

As universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil, e parte dessa produção é responsável pela inovação, solução de problemas complexos da sociedade, curas de doenças dentre outros, portanto, à medida que a ciência evolui, é possível que venha acompanhada do desenvolvimento, social, econômico e tecnológico.

O Brasil apresentou, até a primeira metade dessa década, um crescimento significativo na produção científica, resultado do crescimento de programas de mestrados e doutorados ofertados pelas instituições públicas, no entanto, ao comparar com a elite da produção intelectual, o país ainda apresenta grande disparidade.

Fazendo uma análise com base em dados oficiais da região Nordeste Goiano, locus onde o Câmpus Posse tem atuação, a pesquisa ainda é bastante incipiente, motivada principalmente pela falta de investimento em recursos humanos (pesquisadores) e infraestrutura. Os primeiros projetos estão sendo executados por um pequeno grupo de docentes pesquisadores, parte deles da UEG. Nesse contexto é praticamente impossível não associar o baixo desenvolvimento econômico da região à ausência de desenvolvimento científico, pois nesse eixo possibilita a melhorias de processos, técnicas e criação de novos conhecimentos.

Conforme aponta a figura abaixo, 6 dos 10 municípios menos desenvolvidos estão nessa região, e dos 10 mais desenvolvidos, nenhum destes está no nordeste goiano.

Fonte: Atlas Brasil, 2013.
Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Estudos Socioeconômicos e Espe-ciais – 2014.

Os dados evidenciam que há uma necessidade urgente em investimentos em recursos humanos e infraestrutura.

Faz parte das propostas da audiência pública, a discussão da criação de mecanismos para fomento e desenvolvimento da pesquisa no nordeste goiano por meio da criação de um fundo de desenvolvimento.

Você pode gostar...